Dicas de informática
Tec House

Neste espaço a Tec House disponibiliza algumas dicas para facilitar seu dia-a-dia, dicas de como utilizar melhor seu Windows, Office e afins. Acesse nossas dicas, aprenda como conviver melhor com essas ferramentas e ajude-nos com suas dúvidas para as próximas dicas.

Contatos Em Grupo

Para empresas, grupos de estudantes ou de amigos, o envio de e-mail para o mesmo conjunto de pessoas pode ser facilitado com um recurso do Outolook.
Para criar um grupo de contatos, que pode ser utilizado como se fosse uma só pessoa nas mensagens, acesse Página Inicial -> Novos Itens -> Mais Itens -> Grupo de Contatos.
Na janela que surge, pressione Adicionar Membros e, nas opções do menu que aparece, indique se o contato está cadastrado no próprio Outlook, encontra-se no catálogo de endereços do Windows (ou da rede) ou é uma nova pessoa.
Escolha o contato na lista (ou preencha seus dados) Adicione todo grupo, tecle um nome para ele no campo Nome e pressione Salvar e Fechar. Com isso, ao criar um novo e-mail, você pode utilizar o nome do grupo como destinatário, para que todos os participantes recebam a mensagem.

Filtros Rápidos

Quem tem uma rotina para tratamento de e-mail pode utilizar o recurso Etapas Rápidas para agilizar operações diárias. Ele está disponível na guia Página Inicial e permite a criação de filtros e ações personalizadas para as mensagens.
O Outlook ja traz algumas etapas rápidas prontas, como Responder e Excluir (que dispensa explicações) e Para o Gerente, que encaminha uma mensagem para um destinatário pré-definido. Para criar uma nova etapa rápida, clique em Criar. Tecle um nome para a nova etapa rápida e selecione comandos na seção Ações. é possível mover e excluir uma mensagem, além de aplicar marcações nela e criar compromissos ligados ao conteúdo do e-mail. Se mais de uma operação for necessária, é só clicar em Adicionar Ação. Cada ação tem parâmetros próprios.
Se você escolher Mover Para Pasta, será necesário indicar a pasta destino, por exemplo. Depois de definir as ações, é possível escolher um atalho de teclado para a etapa rápida, clicando no campo Tecla de Atalho. Pressione Concluir, e a etapa rápida está pronta para ser testada.

Adicione contatos quase que automaticamente

Quando receber um e-mail e desejar adicionar o remetente à sua lista de contatos, selecione e arraste a mensagem até a pasta de contatos na barra de atalhos. Dados como nome e e-mail estarão automaticamente preenchidos, restando preencher os demais campos conforme a necessidade.

Melhore a busca por e-mail's

A busca é uma das mais usadas funções dos programas de e-mails. No Outlook 2010 esta função é poderosa. Por padrão, o Outlook 2010 busca apenas na pasta atual sendo acessada naquele momento. E buscar em varias pastas torna-se uma tarefa cansativa. Para evitar isso, podemos dar uma implementação nesta função fazendo uma busca em varias pastas e itens excluídos. Siga os passos:
No menu Arquivo, vá em Informações, sem seguida Opções. Em Opções, vá na guia Pesquisar, dentro dela, clique em Todas as pastas e Incluir mensagens da pasta Itens Excluídos em cada arquivo de dados ao pesquisar em Todos os Itens, seguida clique em OK.

Teclas de atalho para Outlook

Decorar alguns atalhos de teclado é uma boa dica para economizar tempo ao usar o programa e não se perder no meio de tantos menus. A seguir, publicamos algumas dicas de atalhos para o Outlook:

  • CTRL+1 - Alternar para Email
  • CTRL+2 - Alternar para Calendário
  • CTRL+3 - Alternar para Contatos
  • CTRL+4 - Alternar para Tarefas
  • CTRL+5 - Alternar para Anotações
  • CTRL+6 - Para ver a lista de pastas
  • CTRL+SHIFT+B - Abrir catálogo de endereços
  • CTRL+Ponto - Alternar para próxima mensagem
  • CTRL+Vírgula - Alternar para mensagem anterior
  • TAB - Mover entre Painel de Navegação, Painel de Leitura, Busca e Barra de Tarefas Pendentes
  • CTRL+SHIFT+M - Criar uma mensagem nova
  • CTRL+SHIFT+T - Criar uma tarefa nova
  • CTRL+SHIFT+A - Criar um compromisso
  • CTRL+SHIFT+N - Criar uma anotação
  • CTRL+SHIFT+H - Criar um novo documento de Microsoft Office
  • CTRL+SHIFT+C - Criar um contato
  • CTRL-SHIFT+L - Criar uma lista de distribuição
  • CTRL+SHIFT+V - Para mover mensagens, tarefas, notas e compromissos
  • ALT+S - Enviar mensagem
  • CTRL+R - Responder mensagem
  • CTRL+SHIFT+R - Responder a todos os destinatários
  • CTRL+F - Encaminhar mensagem
  • F9 - Enviar e receber mensagens
  • CTRL+O - Abrir uma mensagem
  • CTRL+B - Ativar a busca
  • CTRL+SHIFT+F - Busca avançada
  • ESC - Apagar os resultados de busca
Estas são apenas as teclas de atalho mais importantes, mas a lista ainda contém muitas outras combinações. Por exemplo, três clássicas que facilitam muito a vida da gente: CTRL+Z para desfazer, CTRL+S para salvar uma mensagem e CTRL+P para imprimí-la.

1. Gerenciamento de janelas

Você provavelmente viu que o Windows 7 facilitou bastante o gerenciamento de janelas: agora é possível grudar a janela do lado esquerdo ou direito da tela simplesmente movendo-a para as bordas. Além disso, você pode mover a janela para o topo da tela para maximizá-la, e dar um duplo-clique na borda superior ou inferior da janela para maximizá-la verticalmente. Essas ações estão disponíveis em teclas de atalho também:

  • WinKey + Seta para esquerda e WinKey + Seta para direita = gruda
  • WinKey + Seta para cima e WinKey + Seta para baixo = maximiza e restaura/minimiza
  • WinKey + Shift + Seta para cima e WinKey + Shift + Seta para baixo = maximiza verticalmente

A função de grudar a janela em cada um dos lados é muito valiosa em monitores widescreen: faz com que o velho jeito do Windows de organizá-las manualmente pelos menus de contexto torne-se bastante doloroso.

2. Projetores de tela

Você está farto de ter que utilizar utilitários de terceiros para enviar a imagem do seu notebook em um projetor externo? Então é provável que você ficará muito feliz em saber que a projeção de imagem é algo rápido e muito simples no Windows 7. Basta pressionar as teclas WinKey + P, e você verá a seguinte janela pop-up:

  • Configuração: Exibir área de trabalho somente na tela do computador
  • Configuração: Exibir área de trabalho somente na tela do computador

Use as setas (ou continue pressionando WinKey + P) para alternar entre os modos de exibição clonado (imagem exibida no monitor e projetor ou monitor externo), estendido (utiliza o display da máquina juntamente com o externo) ou apenas externo. Você também pode acessar a aplicação pelo displayswitch.exe (busque no menu Iniciar).

Se você quer um controle maior sobre as configurações de apresentação, você ainda pode pressionar WinKey + X para abrir o Windows Mobility Center, que lhe permite configurar uma apresentação modular, onde seu programa IM não vai perturbar, screensavers são desativadas e um plano de fundo neutro é definido (Nota: essa ferramenta também está presente no Windows Vista).

3. Acabe com a desordem

Trabalhando com um documento em uma janela e quer se livrar de todas as outras ao fundo? Basta apertar WinKey + Home para minimizar todas as janelas não ativas ao fundo, preservando apenas a janela que você está usando atualmente na mesma posição. Para voltar como estava, pressione a combinação de teclas novamente para restaurar as janelas que estavam ao fundo para seus locais originais.

4. Gerenciamento de janelas em múltiplos monitores

A primeira dica, sobre o gerenciamento de janelas, mostrou como grudar janelas no monitor. Uma derivação desses atalhos pode ser usada quando se tem mais de um monitor. Use WinKey + Shift + Seta para esquerda e WinKey + Shift + Seta para direita para mover a janela de um monitor para outro e mantê-las na mesma localização relativa (esquerda ou direita) do monitor de origem.

5. Atalhos de teclado ao invés de power toys

Uma das ferramentas mais populares do Windows XP era a Open Command Prompt Here, que permitia o usuário usar a shell gráfica para navegar no sistema de arquivos e, em seguida, usar o menu de contexto para abrir o prompt de comando no diretório atual. No Windows 7 (e no Windows Vista embora muitos não saibam), você pode simplesmente segurar a tecla Shift enquanto clica com o botão direito do mouse (menu de contexto) para que a opção apareça. Se o diretório estiver na rede, ele irá automaticamente mapear uma letra de unidade para você.

6. Um Windows globalizado

Se você já tentou mudar o papel de parede, provavelmente notou que há um conjunto de wallpapers correspondendo a localidade que você selecionou quando instalou o Windows. De fato, existem vários pacotes de wallpapers instalados com base no idioma que você escolhe, mas há outros escondidos em um diretório. Caso queira conferir as paisagens, basta navegar até C:WindowsGlobalizationMCT e ver as séries de imagens em diretórios separados, correspondendo a regiões diferentes. Apenas dê um duplo-clique sobre o arquivo de tema no diretório do mesmo para exibir as imagens definidas de rotação para aquele país.

7. O gravador de problemas do Windows

Todo desenvolvedor deseja algum recurso que torne mais fácil a explicação de problemas de um software, por exemplo. Muitas vezes, é difícil detectar algum problema no software desenvolvido sem que haja um passo-a-passo de como o problema ocorre. O Windows 7 está aí para resolver esse problema! As ferramentas de diagnóstico que o Windows 7 utiliza para o envio de comentários sobre o produto o famoso Send Feedback fornecem uma ferramenta simples para gravação de telas que gera um passo-a-passo do que o usuário fez.

Depois de parar a gravação, o gravador de problemas salva tudo num arquivo HTML compactado em ZIP, com uma espécie de slideshow dos passos. É uma ferramenta realmente bem legal. O programa pode ser chamado pelo psr.exe ou no Control Panel (Painel de controle) em Record steps to reproduce a problem (Gravar um passo-a-passo para reproduzir um problema). Gravador de problemas

8. Instalação de fontes

Nos livramos do diálogo Adicionar Fontes, que tem servido fielmente o Windows nos últimos vinte anos. Claro, nesse tempo todo ele ficou cada vez mais esquecido a maneira mais fácil de instalar fontes era simplesmente a arrastando-as para a pasta Fontes via Painel de Controle. Mas agora a instalação de uma fonte é realmente fácil foi acrescentado um botão Instalar no visualizador de fontes: Você pode instalar fontes no Windows 7 pela janela de visualização de fonte

Também há muitos outros novos recursos incorporados no Windows 7, que irão satisfazer alguns usuários, como a capacidade de ocultar fontes baseadas em configurações regionais, o novo motor de renderização de texto DirectWrite e uma nova janela de diálogo que permite a seleção de quatro pesos para uma fonte. Nova janela de diálogo de fontes permite mais de 4 "pesos" para uma fonte

9. Gabriola

O Windows 7 inclui a fonte Gabriola, elaborada pela Tiro Typeworks que leva vantagem do padrão OpenType para prover uma variedade de conjuntos decorativos de fonte.

10. O que está deixando meu navegador lento?

Se você acha que o Internet Explorer está levando um tempo excessivo para carregar uma página, vale a pena dar uma olhada nos add-ons que você instalou. Uma das ferramentas mais úteis introduzidas no Internet Explorer 8 foi um recurso que mostra o tempo de inicialização de cada add-on. Basta clicar em Tools > Manage Add-ons (Ferramentas > Gerenciar complementos) e ver o tempo de carregamento na coluna do lado direito da lista. O Office 2007, por exemplo, pode instalar um add-on que você nunca usa, mas está lá para consumir recursos do sistema. E é fácil desativá-lo: basta clicar com o botão direito e ir em Disable (Desativar).

11. Organizando a barra de tarefas

Talvez você não saiba que os ícones na nova barra de tarefas não são fixos no local. Você pode reorganizá-los para atender às suas necessidades. Assim, é possível iniciar os cinco primeiros ícones (da esquerda para direita) pressionando as teclas WinKey + 1, WinKey + 2, WinKey + 3, etc.

O que é menos conhecido ainda é a possibilidade de arrastar os ícones da bandeja do sistema, podendo, assim, organizar na sua ordem, ou movê-los para dentro e para fora da janela popup, onde ficam os ícones ocultos. É a maneira mais fácil de personalizar o seu sistema para mostrar as coisas que você quiser, onde quiser.

12. Instalando de um dispositivo USB

No último ano vimos o aparecimento de vários netbooks no mercado, a maioria deles com Linux e Windows XP. Nenhum com Vista, provavelmente devido ao peso do sistema, porém com os possíveis upgrades nos netbooks, várias pessoas passaram a instalar o novo sistema da Microsoft em seus netbooks, mas existia um problema: era necessário um drive de DVD, o que a maioria dos netbooks não possui, tornando necessária sua instalação.

Com o Windows 7, isso vai ficar mais fácil. Basta formatar um dispositivo de armazenamento USB para FAT32 e copiar o conteúdo do disco de instalação do Windows 7 em seu interior, utilizando o comando xcopy e: f: /e /f (onde e: é drive de DVD onde se encontra o DVD de instalação, e f: o dispositivo USB). Uma vantagem também, é que a instalação através de um dispositivo USB é muito mais rápida do que a tradicional.

Além disso tudo, também é importante salientar que o Windows 7 é muito melhor para netbooks que o Windows Vista, já que tem consumo de memória inferior, e lida muito melhor com discos de estado sólido, ou SSD (Solid State Disk), já que, por exemplo, a desfragmentação é desativada por tornar-se desnecessária, e a forma com que o Windows deleta os arquivos é diferente, se adaptando melhor ao formato dos discos sólidos.

13. Quero a Quick Launch de volta!

Você, antigo e fiel a barra de inicialização rápida, deve ter notado que ela não só é desativada por padrão no Windows 7, como está realmente ausente da lista de barras de ferramentas. Pode parecer óbvio, mas o conceito de ter um conjunto de ícones de atalho fixos agora está integrado diretamente a nova barra de tarefas. Baseando-se nas primeiras interfaces gráficas testadas, pensamos que a grande maioria dos usuários vai ser muito feliz com o novo modelo. Mas caso queira a velha inicialização rápida de volta, saiba que os antigos atalhos estão todos lá ainda. Para reativá-la, faça o seguinte:

  • Botão direito do mouse na barra de tarefas, escolha Toolbars (Barra de ferramentas) / New Toolbar (Nova barra);
  • No diálogo de pasta para seleção, digite o seguinte texto (sem aspas) e pressione a OK: %userprofile%/AppDataRoaming/Microsoft/Internet Explorer/Quick Launch;
  • Desative a opção de bloquear a barra de tarefas, e clique com o botão direito sobre o separador. Certifique-se que Show text (Mostrar texto) e Show title (Mostrar título) estão desativados e o modo de exibição definido como Small icons (ícones pequenos);
  • Utilize os separadores para reorganizar a barra de ferramentas ordenando a sua escolha, e depois bloqueie a mesma novamente.

14. Jump lists

Muito se falou das jump lists, recurso do Windows 7 que permite que aplicativos como o Windows Live Messenger ofereçam uma lista de tarefas úteis. Essas jump lists podem ser acessadas clicando-se com o botão direito na barra de tarefas. Mas existe outra maneira de acessar esse recurso: clique com o botão esquerdo e arraste para cima. Isso foi especialmente feito para dispositivos touchscreen, como o computador tudo-em-um HP Touchsmart.

15. Suporte ao OpenDocument e OOXML

Todos os reviews do Windows 7 destacaram a interface remodelada do WordPad e do Paint, que agora utilizam a interface Office-like Ribbon para destacar suas funcionalidades. Poucos, no entanto, notaram um novo recurso bem interessante: o WordPad agora pode ler e gravar arquivos tanto em Office Open XML, compatível com o Word 2007, como o OpenDocument, apoiado pela Sun e pela IBM. WordPad do Windows 7 permite salvamento em OOXML e OpenDocument.

16. Barra de tarefas no estilo Windows Vista

Várias pessoas não foram exatamente fãs da superbar do Windows 7 quando ela foi introduzida nas primeiras builds. Como ela foi alterada levemente até o Windows 7 chegar ao beta público, muitos se converteram e agora preferem o novo visual, principalmente quem abre muitas janelas simultaneamente. No entanto, há mesmo quem prefira a barra de tarefas no estilo do Windows Vista, e a boa notícia é que é possível customizar facilmente a barra de modo que fique parecida com a versão antiga:

A barra de tarefas do Windows 7 pode ser configurada para que pareça com a do Windows Vista

Para utilizar este visual, clique com o botão direito na barra de tarefas, e vá em Properties (Propriedades). Na janela que se abre, selecione a opção Use small icons (Usar ícones pequenos) e, em Taskbar buttons (Botões da barra de tarefas), selecione Combine when taskbar is full (Combinar quando a barra de tarefas estiver cheia).

17. Aero Peek

Ao ver a barra de tarefas, é possível notar algumas coisas, como o pequeno retângulo no canto inferior direito: esse é o recurso que chamamos de Aero Peek, que permite que você veja gadgets ou ícones em seu desktop (algo como o Mostrar área de trabalho). Existe um atalho de teclado que faz a mesma coisa: WinKey + Barra de espaço.

18. Rodar programas com mais direitos

Quer executar rapidamente um programa na barra de tarefas com permissões de administrador? É fácil clique no ícone do programa enquanto pressiona Ctrl+Shift, e você imediatamente irá abrí-lo com direitos totais (assumindo que seu usuário tenha as permissões para fazer isso, é claro!).

19. Um pouco mais do mesmo, por favor

Se você já tem um aplicativo aberto na sua área de trabalho (prompt de comando, por exemplo), e pretende abrir uma segunda instância da mesma aplicação, você não precisará voltar para o menu Iniciar. Basta manter pressionada a tecla Shift enquanto clica no ícone do programa e você abrirá uma nova instância do aplicativo ao invés de mudar para ela. Para quem prefere o mouse, basta pressionar simultaneamente, no ícone, o botão do meio (scroll) com o terceiro botão do mouse (botão direito).

20. Um jeito diferente de alternar entre janelas

Outro recurso que muitos usuários avançados irão gostar é a habilidade de fazer uma espécie de Alt+Tab entre janelas que pertencem a um mesmo aplicativo. Por exemplo, se você tem dez janelas de conversação do Windows Live Messenger abertas, pode alternar entre essas janelas do Windows Live Messenger: basta manter pressionada a tecla Ctrl enquanto clica no ícone do Windows Live Messenger agrupado.
É mais fácil fazer isso do que pressionar Alt+Tab e tentar adivinhar qual é a pequena miniatura que corresponde a janela de conversação do seu contato.

21. Andando pela barra de tarefas

Outro atalho secreto do Windows: pressione WinKey+T para mover o foco para a barra de tarefas. Quando o foco estiver nela, basta usar as setas do teclado para selecionar uma janela em particular ou um grupo de janelas e pressionar Enter para executar ou ativar. Você pode sair do modo pela tecla Esc. Eu não sei exatamente o motivo disso acontecer, mas presumo que o atalho foi introduzido por questões de acessibilidade. No entanto, ele é igualmente útil para usuários avançados outro motivo para que os desenvolvedores tenham cuidados para garantir que seu código é acessível.

22. Uma dica widescreen

Superbar vertical

Praticamente todos os monitores vendidos atualmente junto com desktops e notebooks são widescreen. Quando você tenta assistir DVDs nesse formato ou visualiza trabalhos em widescreen, muitas vezes pensará que está um pouco prensado verticalmente.

Como resultado, a primeira coisa que alguns fazem ao configurar um novo computador, é colocar a barra de tarefas para o lado esquerdo da tela. Até posso imaginar o motivo de não terem colocado isso por padrão imagine só as queixas das empresas que precisarão reensinar seus funcionários mas não há nenhuma razão para você sofrer com configurações predefinidas da época de quando a resolução média de tela era 800×600.

No passado, o Windows não fez um trabalho tão legal para pessoas que gostam da barra de tarefas dos lados. Claro, você podia mover a barra de tarefas para um dos lados, mas era algo meio estranho os degradês ficavam errados, o menu Iniciar ficava idiota, e você se sentia como um cidadão de segunda classe. A barra de tarefas do Windows 7 parece até que foi projetada para ser usada verticalmente os ícones funcionam bem, truques de atalhos mencionados anteriormente, como o WinKey+T também, que automaticamente muda de seta para esquerda e seta para direita para seta para cima e seta para baixo. O melhor disso tudo é que você terá um melhor espaço para aproveitar na sua tela.

Experimente! Em especial, se você tiver um netbook com resolução de tela de 1024×600, imediatamente apreciará o espaço extra para navegar na internet. No primeiro dia você ficará perdido, mas depois provavelmente irá se converter para um entusiasta dessa técnica.

23. Fixe suas pastas favoritas

Se você está sempre trabalhando nas mesmas quatro ou cinco pastas, você pode fixá-las facilmente na jump list do Windows Explorer na barra de tarefas. Clique e arraste a pasta para o ícone do Windows Explorer na superbar e ela será automaticamente fixada na jump list do Explorer.

24. Faça com que o Windows Explorer abra o Meu computador

Se você gasta mais tempo mexendo em arquivos fora das pastas de documentos do Windows do que dentro delas, talvez você queira mudar o diretório inicial do Windows Explorer para o Computador.

"Meu computador" no Windows Explorer

Para fazer isso, abra o menu iniciar e procure pela entrada do Windows Explorer (está na pasta de Acessórios). Edite as propriedades e mude o caminho (Target) para: %SystemRoot%explorer.exe /root,::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}

Se você quiser que as alterações entrem em efeito no ícone da barra de tarefas, você precisa desfixar e depois refixar (unpin e repin) o ícone. É importante lembrar que o atalho WinKey+E continuará abrindo o Windows Explorer na pasta de documentos; ainda não há um jeito de alterar isso.

25. Tunando o ClearType e o calibramento de cores na tela

Se você quiser ajustar o seu monitor na exibição de imagem ou texto, nós temos ferramentas integradas para tal. É incrível como essas ferramentas fazem a diferença: muitas vezes, escurecendo um pouco mais a fonte e ajustando a gama corretamente, o monitor parece muito melhor do que antes. Você pode fazer isso na sua televisão de alta definição de 42 polegadas que acabou de comprar. Mas, por que não fazer no computador que você usa todos os dias?

Acesse essas ferramentas por buscando no Iniciar por cttune.exe e dccw.exe, respectivamente, ou diretamente do Painel de Controle.

26. Gravação de imagens ISO

Você pode dar um duplo-clique sobre uma imagem ISO de CD ou DVD e verá um útil applet aparecer na sua tela. Ele permitirá que você queime a imagem numa mídia vazia. Chega de utilitários shareware e outros softwares de confiança duvidosa!

27. Windows Movie Maker

O Windows 7 não inclui um software para edição de vídeos ele foi movido para o pacote Windows Live Essentials, que contém o Mail, o Photo Gallery e o Messenger. Infelizmente, o Windows Live Movie Maker, por estar em estágio beta, ainda está com poucas funções (o pessoal da Microsoft está trabalhando nisso). A melhor solução da Microsoft que existe atualmente é o Windows Movie Maker 2.6, que é, basicamente, o mesmo utilizado no Windows XP. Faltam transições e efeitos do Windows Vista, além de não suportar edição de vídeo em alta definição. Mas é bastante funcional para vídeos domésticos.

Windows Movie Maker 2.6 é compatível com o Windows 7

28. Oculte o ícone do Windows Live Messenger

Provavelmente sua primeira ação ao terminar de instalar o Windows 7 foi instalar o pacote de aplicativos Windows Live Essentials. Se não foi, você não está aproveitando totalmente a experiência de usuário do Windows. Se você é um usuário avançado do Windows Live Messenger, provavelmente amou a jump list que permite a alteração de status e o envio de mensagem a alguém, tudo isso facilmente:

Windows Live Messenger aparece por padrão na barra de tarefas

Por outro lado, você pode preferir manter o Windows Live Messenger na bandeja do sistema, como em outras versões anteriores. Para fazer isso, feche o Windows Live Messenger e edite as propriedades do atalho, configurando o aplicativo para ser executado em modo de compatibilidade com o Windows Vista. Bingo!

29. Desfrute do peixe

Estou surpreso como poucas pessoas perceberam a piada sutil com o peixe siamês que faz parte do papel de parede padrão, assim sendo, vou fazer minha parte e manter o segredo escondido. Procure por pistas na Wikipédia.

30. Quando tudo isso falhar

Sempre existem aquelas situações não muito boas: o sistema não iniciou corretamente, então você quer algo onde possa rapidamente ter acesso ao prompt de comando para solucionar o problema de forma correta. O Windows 7 agora inclui uma ferramenta que lhe permite criar um disco para reparação do sistema, que é um CD bootável que inclui o prompt de comando e uma suíte de ferramentas do sistema. Apenas digite system repair disc na barra de busca do menu Iniciar e você irá até o utilitário.

Visando um melhor aproveitamento dos novos recursos do Office 2010 a Microsoft disponibilizou uma série de mini-cursos e dicas gratuitas. Clique aqui e acesse o site, ou leia abaixo algumas dicas interessantes sobre o Office 2010.

DICAS OFFICE 2010

Conheça dicas para trabalhar com o Microsoft Outlook e aumentar a produtividade

O Microsoft Outlook é uma ferramenta para o recebimento de e-mails, que possui vários recursos importantes integrados, como tarefas, calendário e bloco de notas.

No entanto é necessário conhecer muito bem os recursos deste programa. Veja alguns truques:

Verificar a ortografia da mensagem

O envio de e-mails na empresa deve ser feito de forma cuidadosa, e erros gramaticais devem ser evitados a todo custo. Para verificar a ortografia da mensagem sem ter que ficar revisando inúmeras vezes o texto, habilite a opção de correção gramatical em seu Outlook.

No entanto esse recurso só está disponível se os dicionários do Office estiverem instalados no computador. Para habilitar a opção, selecione Ferramentas/Opções/Verificar Ortografia. Selecione a opção Sempre verificar Ortografia antes de Enviar.

Criar e compartilhar tarefas

No Outlook é muito fácil criar a compartilhar as tarefas com colegas de trabalho. Basta criar uma tarefa selecionando a opção Arquivo/Novo/Tarefa, e depois configurar a data prevista de conclusão da tarefa, além de poder incluir usuários na tarefa e configurar lembretes.

Compartilhar calendário

O calendário do Outlook é um recurso muito útil, pois permite que a pessoa crie eventos e reuniões com várias pessoas que também possuem o programa. Além disso, é possível compartilhar o calendário para disponibilizar um cronograma de tarefas para todos, por exemplo.

Além disso é possível criar vários calendários independentes, como por exemplo criar um para a faculdade, outro para o trabalho e outro com atividades pessoais. Para acessar as opções de calendário, acesse a opção Calendário na barra lateral do Outlook 2007.

Método

Se você vai começar a utilizar o Outlook agora e não quer ter que digitar todos os seus contatos ou adicioná-los um a um, existe um método mais fácil.

Acesse sua conta de e-mail e salve a lista de contatos em formato CSV ou então LDAP Directory Interchange Format (a forma de salvar o arquivo pode variar de um provedor de email para outro).

Depois, abra o Outlook e importe este arquivo acessando a opção Arquivo/Importar e clique em Catálogo de endereços. Depois, é só selecionar o arquivo salvo anteriormente. Pronto, toda a sua lista de contatos no seu novo email!

Enviar mensagens com tamanho maior do que o permitido

Se for necessário enviar uma mensagem com tamanho maior do que o normalmente permitido pelo servidor da empresa, o Outlook dá uma força.

É possível definir que o Outlook quebre a mensagem em pedaços menores, e junte tudo novamente na hora que chega à caixa de entrada do destinatário.

Fonte: Guia do PC

Como converter arquivos do Word para PDF

Aprenda a usar ferramentas simples e fáceis para converter qualquer arquivo em Word para um dos formatos de leitura mais conhecidos da atualidade, o PDF.

Converter Online

Se você não quer instalar nada no computador, uma boa dica é usar os conversores online, que não requerem nenhuma instalação no computador. Para isso, vamos usar o Free PDF Converter, que realiza a tarefa rapidamente.

Para transformar para PDF, acesse o site e escolha na sua pasta de trabalho o arquivo de sua preferência. O site aceita que você converta não apenas documentos do Word, mas também planilhas Excel e apresentações em PowerPoint, mantendo a diagramação prévia.

Você é capaz ainda de converter páginas da web, inserindo a URL ao selecionar esta opção logo abaixo da caixa com o caminho do arquivo no computador. Caso queira, o PDF Converter transforma vários arquivos de uma só vez, bastando compactar o conteúdo com programas do gênero.

A seguir, preencha seu endereço de email, para que você receba a notificação de conclusão do processo, além dos seus arquivos já em formato PDF. Clique em Attach files to e-mail para que os arquivos originais também sejam enviados por email e finalize o processo em Convert Your File.

Na lateral da página você também consegue seguir o caminho inverso, transformando o PDF em arquivos Word, Excel e RichText (RTF), além de extrair imagens JPG e PNG. Siga os mesmos passos, inserindo a senha do PDF (caso este possua).

A única limitação do Free PDF Converter é que você deve esperar 30 minutos para fazer a transformação de um novo arquivo, limitando as tarefas para que o sistema não entre em colapso.

Instalando um software:

Se você busca uma opção mais simples, leve e que não precise de nenhuma impressora virtual para funcionar, o Save as PDF é uma boa alternativa. Ele nada mais é do que um complemento para todo o pacote Office (a partir da versão 2007).

Para converter, instale o programa e abra qualquer arquivo que deseja converter tanto para PDF quanto para XML. Clique em Salvar como e escolha a opção PDF ou XPS, selecionando o local para a gravação e o formato de sua preferência.

Se seu computador conta com software original do Windows e passa por atualizações regulares, essa opção já deve existir, sem que seja necessário baixar nada para isso.

Além dessas opções já citadas, vale a pena conferir o Free PDF to Word Converter, PDF to Word BETA e o PDF2Word para realizar a operação inversa, convertendo os arquivos em PDF diretamente para o Word.

Fonte: Tecno mundo . . . Os computadores formatados pela Tec House ja tem instalado o software Bullzip PDF.

Provedores:

  • Suporte Net Virtua: 10621
  • Suporte Speedy pessoa física: 10315
  • Suporte Speedy pessoa jurídica: 0800151500
  • Suporte GVT: 10325

Softwares:

  • Suporte AVG Anti-virus: (11) 3538-3538
  • Suporte Winconnection: (11) 3538-3538
  • Suporte Microsoft para ativação de produtos: 0800 888 4081
  • Suporte Software Compufour: (49) 3442-2970

Certificados digitais:

  • Certisign: (11) 3478-9444
  • Serasa Experian: (11) 3003-2300
  • Caixa: 0800 726 0104

Precisando de Suporte em T.I. ou Equipamentos?  (11) 4994-9600